AVALIAÇÃO PROSTÁTICA PREVENTIVA

15 de outubro de 2016

Todos os homens com idade acima dos 40 anos devem realizar avaliação com urologista, pois o câncer de próstata aparece sem que sejam observados sintomas. A Avaliação Prostática Preventiva é uma necessidade. Consiste de um exame de Sangue – PSA, dosagens HORMONAIS e TOQUE RETAL. Apenas o exame de sangue não determina uma avaliação precisa. O exame clínico e o toque retal são fundamentais. A ciência ainda não pode evitar o aparecimento do câncer de próstata, mas pode tratá-lo com sucesso se o mesmo for diagnosticado na sua fase inicial. Além do câncer, a próstata pode ser acometida com a Hiperplasia Prostática Benigna (H.P.B.).

A PRÓSTATA é uma glândula que produz o fluido leitoso do sêmen, localizada ao redor da uretra. Seu normal funcionamento depende do hormônio masculino, testosterona. Nos estágios mais avançados da vida, a testosterona muitas vezes causa um aumento gradual da Glândula Prostática. Em alguns homens, esse aumento pode ocorrer para dentro da Uretra, provocando alguns problemas. O paciente vai ter dificuldade para iniciar a micção, estreitamento e diminuição na força do jato urinário, sensação de não completo esvaziamento da bexiga, gotejamento e levantar-se à noite para urinar. Além disso, é possível apresentar infecções de urina com muita frequência.

O Dr. Francisco Costa Neto tem realizado pesquisas no tratamento da H.P.B. e é um dos pioneiros no tratamento medicamentoso dos problemas prostáticos. Todavia, em alguns casos, a cirurgia se faz necessária para remover o excesso de Tecido da Próstata e regularizar o Fluxo Urinário.

Postado em Especialidades por sacjamm