Cuidados com a saúde do homem variam conforme a idade

2 de novembro de 2016
Clínica do Homem e Urologia em Salvador - Saúde do Homem

Os cuidados com a saúde do homem, muitas vezes negligenciados, devem ser iniciados desde cedo. Entre três e cinco anos de idade, o menino pode precisar se submeter a uma cirurgia de fimose, mas o procedimento só deve ser realizado após avaliação de um especialista. Infecções urinárias também podem ocorrer na primeira infância. Dos 12 aos 18 anos, a consulta médica é importante para a avaliação do desenvolvimento dos órgãos genitais. Disfunções miccionais podem surgir nessa faixa etária. Neste momento, o médico também pode orientar e tirar dúvidas sobre a vida sexual masculina e a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Segundo o urologista Francisco Costa Neto, diretor da Clínica do Homem, antes dos 20 anos, também é recomendável fazer uma primeira avaliação hormonal. “Entre os 20 e 49 anos, o homem deve procurar o urologista para iniciar a prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período. Além da avaliação de fertilidade, nesta fase da vida é importante passar por pelo menos uma avaliação hormonal. Para os homens que têm histórico familiar de câncer de próstata, o exame de toque deve ser iniciado a partir dos 40 anos.

Este tipo de câncer é considerado o 3º mais comum no mundo, sendo o principal entre o público masculino, desconsiderando o câncer de pele não-melanoma. Para aqueles que não têm histórico familiar, a prevenção pode ter início a partir dos 45 anos. A partir dos 50, é importante fazer checkup regularmente para prevenir os problemas mais comuns, como crescimento benigno (hiperplasia) da próstata, problemas na bexiga, rins, prevenção de câncer de intestino e disfunções sexuais.

A necessidade de reposição hormonal para pacientes com deficiência de testosterona (andropausa) tem sido cada vez mais comum nesta faixa etária. “Durante todas as fases da vida de um homem, é preciso cuidar da saúde, o bem mais precioso que ele tem”, resume o urologista especializado em andrologia, Francisco Costa Neto.

Postado em Notícias por Carla Santana | Tags: