Excesso de peso pode afetar a sexualidade masculina

20 de outubro de 2016

No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado nesta terça-feira, 11 de outubro, as pessoas precisam se conscientizar a respeito dos inúmeros problemas associados ao excesso de peso que podem ser prevenidos a partir da adoção de hábitos saudáveis de vida. Um deles é sua influência na sexualidade masculina, já que a obesidade pode ser uma das causas do afastamento entre os casais, tanto por afetar o desempenho do homem quanto por prejudicar a sua autoestima.

De acordo com o urologista Francisco Costa Neto, homens obesos têm níveis mais baixos do hormônio masculino testosterona, importante para o desejo sexual e a ereção. “É claro que o ideal, neste caso, é combater a causa do problema, que é a obesidade. Mas até que o peso ideal seja alcançado e a produção de testosterona volte ao normal, a reposição hormonal pode ser necessária”, afirma.

Estar acima do peso também pode desencadear pressão alta e problemas vasculares, o que pode reduzir o fluxo de sangue para o pênis, que é o que sustenta a ereção”, explica o médico. Embora a baixa libido seja diferente de disfunção erétil, muitos dos mesmos fatores que impedem uma ereção podem levar ao desinteresse por sexo. Baixa autoestima, estresse, ansiedade e certos medicamentos também tendem a reduzir o desejo sexual.

Para perder peso, o especialista em Andrologia sugere que seus pacientes procurem um nutricionista para orientar a mudança de hábitos alimentares e adotem o hábito de praticar uma atividade física. “Uma caminhada três vezes por semana já ajuda. Além de perder peso, parar de fumar também é importante”, completa.

Dr. Francisco Costa Neto (CREMEB 9264) é Urologista com especialização em Andrologia pela UCLA School of Medicine, Los Angeles, Califórnia. É especialista da Sociedade Brasileira de Urologia, Membro da International Society for Sexual Medicine, Membro da Sociedade Latino-Americana para pesquisa da Impotência e Fellow da UCLA School of Medicine. Possui treinamento em microcirurgia e Duplex Scan em Andrologia na UCLA Harbor, Torrance, Califórnia. É diretor da Clínica do Homem, em Salvador-BA.

Postado em Notícias por sacjamm