Homens com psoríase tem mais chance de ter disfunção erétil

25 de outubro de 2016
Clínica De Urologia em Salvador

A Psoríase costuma surgir junto com a obesidade e condições cardiovasculares que podem restringir o fluxo de sangue para o pênis, o que aumenta o risco de impotência. Além disso, manchas escamosas na pele, que caracterizam o problema, podem afetar o órgão sexual masculino, causando dor e desconforto durante o sexo.

Na pesquisa, médicos analisaram a função sexual de 382 homens, metade com psoríase e metade saudáveis. Eles descobriram que 53% daqueles que conviviam com a doença também tinham disfunção erétil, enquanto só 40% dos demais relataram a mesma dificuldade na cama.

Segundo o urologista Eduardo Bertero, chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a relação entre psoríase e impotência está mais ligada ao impacto que a condição de pele causa na autoestima do que a fatores biológicos que podem atrapalhar a ereção.
— Como a doença deixa a pessoa com uma autoimagem destrutiva, ela acaba ficando deprimida, e depressão e disfunção erétil estão muito associadas — ressalta. — Até agora, não há provas científicas de que a psoríase pode provocar alterações no funcionamento peniano.
Por isso, é importante que o paciente que demonstre tristeza e queda da autoconfiança decorrentes do problema faça acompanhamento com psicoterapeuta.

Lesões no pênis são raras

De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, é extremamente raro a psoríase causar lesões graves no pênis que dificultem o sexo.
— Isso é improvável. Os fatores emocionais, sim, trazem risco de disfunção erétil — diz Drummond, professor titular do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O especialista afirma que, hoje, há muitos remédios — desde pomadas com corticoides a medicamentos biológicos injetáveis — que permitem o controle e até a remissão completa da psoríase (quando não há mais manifestação de sintomas). Com o tratamento correto, o paciente consegue levar uma vida normal.

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/psoriase-aumenta-risco-de-impotencia-sugere-pesquisa-19312392

Postado em Notícias por Carla Santana