REPOSIÇÃO HORMONAL/ ANDROPAUSA

15 de outubro de 2016

A Andropausa ou Síndrome de Deficiência Androgênica Masculina existe e deve ser tratada. Todos os homens em idade reprodutiva devem ter seus hormônios checados anualmente.

Quem poderia imaginar que os homens teríamos a necessidade de Reposição Hormonal? No mundo atual, isso é uma realidade, já que muitos homens sofrem dessa síndrome. A faixa etária predominante é a partir dos 40, porém tem se observado um aumento em jovens entre os 25 e 35 anos. Os pacientes com DAM apresentam com frequência: diminuição na libído, queda na performance sexual, depressão, ansiedade, dislipidemia, perda de massa muscular e osteoporose. Ainda não sabemos a causa direta do problema, mas vida sedentária, alimentação inadequada e falta de atividade física podem ser fatores coadjuvantes. O tratamento dessa síndrome é simples, eficaz e com poucos efeitos colaterais.

É fundamental que a Reposição Hormonal seja realizada de maneira fisiológica, observando os picos de produção hormonal já existentes. O tratamento só deve ser realizado sob estrita supervisão de um médico especialista, que tenha experiência com esse tipo de patologia. Cuidado com as receitas milagrosas, plantas e chás. Embora alguns sejam inofensivos, outros podem até levar à morte ou outras complicações.

Todos os homens a partir da puberdade devem realizar uma avaliação Uro-Andrológica.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Estou tomando medicação para Hipertensão ou Diabetes. Posso fazer Reposição Hormonal?

R. Não existe qualquer interação medicamentosa com a Reposição Hormonal masculina, ela pode ser realizada com segurança.

2. Pacientes com Hiperplasia da Próstata ou Câncer podem ser tratados para Andropausa?

R. Essas pessoas tem que ser avaliadas individualmente. O tamanho da glândula prostática e o estadiamento tumoral podem ser impeditivos, porém já temos realizado a Reposição em um grande número de pacientes com essas duas patologias sem o agravamento das mesmas.

3. Tenho me sentido apático, com preguiça, sonolento e sem desejo, pode ser a Andropausa?

R. A Síndrome de Deficiência Androgênica Masculina pode apresentar diversos sintomas, incluindo esses sintomas relatados por você. Pode provocar também osteoporose, gordura localizada e dificuldade com as ereções.

4. Tenho mais de 70 anos, eu também posso fazer a reposição hormonal?

R. Não só pode como deve. A reposição em homens com mais de 70 anos deve ser imperativa, já que vai contribuir para uma melhora na qualidade do sono, diminuir o risco de osteoporose, prevenir ataques cardíacos e melhorar a performance sexual.

Postado em Especialidades por sacjamm